(19)

Soldagem Mig

A soldagem mig é o método que utiliza um arco elétrico, também conhecido como eletrodo revestido, cuja finalidade é garantir o aquecimento do material metálico para a fusão e junção de peças. A soldagem por mig se diferencia de outros procedimentos por ser um método de soldagem específico para materiais não ferrosos, como ligas de alumínio, cobre ou bronze.

Soldagem mig: Conheça mais sobre esse serviço

Muito comum e utilizado em indústrias automobilísticas, metalúrgicas e siderúrgicas, o serviço de soldagem mig trata-se de um processo que ocorre por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame ou eletrodo não revestido, realizando assim a união de materiais e a recuperação de diferentes estruturas.

O processo de soldagem mig é totalmente adequado e indicado para ser utilizado na união ou recuperação de metais não ferrosos, como alumínio, magnésio, cobre e titânio.

A corrente de solda ocorre por consequência da alimentação do arame através do arco. Quanto maior a velocidade de alimentação do arame, maior será a corrente de solda. E consequentemente, quanto menor a velocidade do arame, menor será a corrente.

A energia do arco gera uma poça de fusão (que é uma espécie de reservatório de metal no estado líquido) entre o arame e o metal de base, a qual é protegida por uma fonte externa de gás estático ou ativo.

Diferenças entre processos Mig e Mag

Muitos acreditam que os processos de soldagem Mig e Mag são iguais, isso porque ambos consistem em um serviço de soldagem que utilizam um consumível em forma de arame. Porém, existe sim uma pequena particularidade entre cada um, e diante disso, é importante que você conheça como cada um funciona.

Veja a seguir:

  • Processo solda MIG: O processo por solda Mig acontece por meio de arame protegido do ar atmosférico e por meio de um fluxo de gás estático, como o Argônio ou Hélio. Esses gases não podem ter nenhuma atividade física com a poça de fusão. Esse processo é o mais indicado para soldagem de materiais não ferrosos, como alumínio e suas ligas, cobre, bronze entre outros;
  • Processo solda MAG: Já quando falamos na soldagem Mag, podemos dizer que ela é feita através do arame protegido do ar atmosférico, porém, diferentemente do MIG, os gases interagem com a poça de fusão. Além disso, ela é mais indicada para soldagem de metais ferrosos, assim como aço, ferro fundido e ferro laminado.

Como é feito o processo de soldagem?

Como já vimos, existem 2 tipos de processos de soldagem, conhecidos como MIG e MAG, e cada uma possui sua particularidade. Mas independentemente disso, a operação deve ser seguida da mesma maneira, e os operadores devem tomar os devidos cuidados.

Mas é sempre importante destacar que esse serviço deve ser feito apenas por empresas especializadas ou por funcionários capacitados, pois o processo exige muita atenção.

Para mostrar com mais detalhes, destacamos a seguir um passo a passo de como funciona o processo:

  1. A peça que será soldada deve estar limpa, e para isso é usada uma escova de aço, que deixa o material livre de sujeiras, óxidos e pintura;
  2. Após isso, a peça que será soldada deve estar sobre a bancada de trabalho, totalmente fixa e segura;
  3. Antes de iniciar, é importante verificar a polaridade da máquina de soldagem conforme o eletrodo e se os cabos estão em bom estado;
  4. É importante regular a amperagem da máquina em função do eletrodo, conforme as instruções da ferramenta;
  5. Depois, o eletrodo é colocado na braçadeira do porta-eletrodo e insirido na parte não revestida da haste na mandíbula;
  6. Ao acender o arco, é preciso aproximar a extremidade do eletrodo na peça a ser soldada;
  7. Os operadores devem sempre estar com a máscara apropriada para solda;
  8. Para iniciar o processo, o eletrodo deve ser tocado na peça para o arco conseguir fazer seu trabalho;
  9. O eletrodo deve estar a uma distância segura do corpo;
  10. Para finalizar, o arco é apagado e é feita a retirada do eletrodo da peça.

Benefícios do processo de soldagem

Para finalizar esse conteúdo, não podemos esquecer de mencionar todos os benefícios que somente o processo de soldagem pode proporcionar aos operadores e às indústrias. Só assim, você não terá nenhuma dúvida na hora de investir nesse serviço.

Veja a seguir:

  • Soldagem rápida, o que possibilita um aumento de produtividade;
  • Não há necessidade de remoção da escória;
  • A soldagem pode ser feita em diversas posições na peça;
  • Podem ser mecanizadas e automatizadas;
  • Menor perda de material de deposição;
  • Menor incidência de fumaça no local;
  • Entre outros.

São muitas razões pelas quais você deve investir nesse processo o quanto antes, por isso não perca tempo.

Para garantir os melhores produtos ou serviços relacionados à soldagens, conte com a Kreiton Caldeiraria e Usinagem, uma companhia que atua desde 1990 e mantém o foco na qualidade em relação à fabricação de produtos e prestação de serviços sob encomenda.

Procurando por soldagem mig?

Independentemente do material a ser unido, os métodos que envolvem a soldagem do tipo MIG exihe atuação profissional, ou seja, mão de obra qualificada, além dos equipamentos específicos que ofereçam a temperatura adequada para o procedimento.

Conheça os métodos de soldagem da Kreiton e apresente a sua demanda!